20 de fev. de 2017

O SINDUEMA realiza assembleia e altera o estatuto, ampliando a sua base sindical



SINDUEMA altera o nome de Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Maranhão para Sindicato dos Docentes das Universidades Públicas Estaduais do Maranhão em assembleia através do Estatuto.
            Naúltimasexta, 17, os professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) em Assembleia Geral realizada no Cento de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN) aberta a todos os professores das universidades estaduais públicas, decidiram pela alteração do estatuto do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Maranhão (SINDUEMA). Na alteração, oSindicato dos Docentes das Universidades Públicas Estaduais do Maranhão, mantém a sigla.A nova denominação do SINDUEMA é uma ampliação da base sindical.
            De acordo com o presidente do SINDUEMA, Prof. Dr.João Coelho, a nova denominação é uma demanda necessária em razão da criação da UEMASUL pelo governo Flávio Dino.   O sindicato amplia a perspectiva de defesa da categoria dos professores do ensino superior público do Estado, ampliando a base sindical e mantendo o objetivo da sua fundação, de um instrumento organizador de lutas e debates amplos e plurais, visando melhorar a situação dos professores efetivos, aposentados e substitutos, servidores e estudantes das Universidades Estaduais Públicas do Maranhão, no sentido de fortalecer e projetar as universidades para o desenvolvimento do Estado.
O SINDUEMA foi criado ocupando um espaço político inexistente na UEMA, que foi um sindicato para representar os docentes, firmando compromisso com os professores, técnicos administrativos e estudantes, que são os princípios de existência das Universidades Maranhenses, e com a sociedade. Colaborando na estruturação das Universidades e seus perfis de inclusão social, destacando estas como matriz de desenvolvimento e criadoras de inovação.  Um sindicatodemocrático, amplo de ideias, debates e discussão.
            O SINDUEMA tem o desafio de fortalecer a entidade e propor mudanças efetivas para as universidades existentes, discutir se existe ou não a necessidade de novas Universidades,além de inserir a categoria no debate de construção do ensino superior público e na formação de tecnologia para o Estado,assim fortalecendo o papel da categoria docente no desenvolvimento da sociedade Maranhense.

            Entre as demandas imediatas do SINDUEMA está o prosseguimento do debate iniciado com o Ex-Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Deputado Estadual Bira do Pindaré, sobre a criação da categoria de associado na carreira do Magistério Superior das Universidades Estaduais do Maranhão. Este pleito não tem objeção do Governo, restando somente a discussão interna com a categoria dos docentes e com a Reitoria, buscando a elaboração de uma minuta para o projeto de lei.

Nenhum comentário: