15 de jul. de 2015

Maranhão participa da 67ª Reunião Anual da SBPC em São Carlos

As pesquisas produzidas no Maranhão na área de ciência, tecnologia e inovação e as ações de fomento voltadas para esta área serão apresentadas pelo Governo do Estado na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que começou no domingo (12), no campus na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo. Considerada o maior evento científico e tecnológico da América Latina, reunirá pesquisadores Brasil e do exterior.

O evento configura-se como um importante espaço de debate das políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e educação e de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento. 

O Governo do Estado se faz presente na SBPC, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), como forma de mostrar seu engajamento na promoção da ciência, tecnologia e inovação.

“Vamos mostrar que o Maranhão abriu novos caminhos para a ciência e está colocando a ciência e tecnologia a serviço da mudança dos indicadores sociais do Maranhão”, disse o presidente da Fapema, Alex Oliveira. Ele e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, representam o governo na abertura da SBPC que será feita pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Aldo Rabelo. 

Integram a programação científica 243 atividades. No total, a reunião contará com 92 conferências, 62 mesas-redondas, 52 minicursos, 14 sessões especiais, 11 simpósios, 6 assembleias e 4 encontros. A palestra magna será proferida pelo ministro Aldo Rebelo. 

Expot&c 

A produção científica maranhense poderá ser vista em um estande montado pela Fapema onde também estarão expostos livros, revistas, vídeos, folders e outros produtos de divulgação da cultura e turismo maranhense.

O estande da Fapema terá imagens das belezas naturais maranhenses, está montado na Expot&c. Com 37 expositores, a Expot&c começa na na segunda-feira (13), às 12h, e permanecerá aberta à visitação até sábado (18), das 10 às 19h.

Este ano, o tema da reunião é “Luz, Ciência e Ação”, alusivo ao Ano Internacional da Luz que, em 2015, será celebrado em diversos países, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde.

A programação da 67ª Reunião Anual da SBPC foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência hoje no Brasil. Entre os temas que serão debatidos, "A teoria da relatividade geral: 100 anos depois", "Instalações nucleares, risco e desenvolvimento no cenário atual do Brasil" e "A contribuição do trabalho os físicos médicos na medicina - Presente e Futuro"

Por Luana Carvalho.
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.

Nenhum comentário: